Para sonhadores... Deixem-se levar... O blog mudou de cores, mas os sonhos são os mesmos...

03
Out 06

"- De que faláveis há pouco... dizei-me o que sabeis. (Infanta D.Maria)

- O pajem que costuma levar mensagens a vosso paço, apurei que é sobrinho de Gonçalo e este muito fiel a Sua Alteza. (...) Depois Gonçalo nunca morreu de amores por este vosso servo, para agradar a Caminha, que me odeia... Temo que ao destilar veneno nas calúnias que me são dirigidas, atinja Vossa Senhoria sem querer. Não quero castigo que me impeça de olhar-vos, de vos falar. Sois o que de mais importante me aconteceu na vida... (Camões)

- Mais importante sois vós. Vosso canto tocou a minha alma, chamou um sentimento que eu julgava impossível e ele fez de mim uma estrela... deu-me um rumo. Quem mais faz de uma dama uma estrela?

- A mais culta, a mais bela...

- Mais culta do que bela, e mais que tudo feliz por acreditar. Agora podem dizer, com acerto, que a Infanta D.Maria é brilhante.

- Mas não tendes nojo de mim, deste meu rosto...

- Schue... quero-vos de mais. Porém...

- Como eu ouso querer-vos, Senhora, e é assim que tem de ser. A medida do amor é errada. Só quando transborda se contenta quem recebe.

- Eu sempre soube que era para durar pouco... que havíeis de chegar e partir logo depois, como num sonho.

- Só sonhei em chegar, nunca em partir. Porque há de durar tão pouco, acaso Vossa Senhoria pensa ir para longe?

- Sempre morei muito longe... Não há futuro para nós. Podeis mandar as rimas, como sempre, alguma mensagem por portador de confiança. Mas pouco mais nos resta do que comungar as palavras.

- Esperai, Senhora. Tanto vos quero dizer...

- Não... Tende cuidado ao sair. Ainda que os moradores do paço se preparem para a ceia, nunca se sabe quando, em que lugar, se queda o prolongamento dos olhos e ouvidos de El Rei..."

 

 

Maria Helena Ventura in A Musa de Camões

publicado por Vânia Caldeira às 23:08
sinto-me: romântica
tags:

Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO